"Creative Sunset"

"Creative Sunset"
Process creative 2017-2019

Friday, August 16, 2013

Imperdível: A Exposição Sobre Coisas que o povo diz da Artista Clarissa Torres continua até dia 30/08 no Bardallos


Os ditos, as maneiras de falar, ou melhor, coisas que o povo diz vêm sempre cheias de fantasia. Uma vertente importante de nossas criações é a oralidade, este é o nosso primeiro contato com o mundo que nos rodeia, principalmente quando crianças, este é o nosso primeiro contato com a cultura através de nossas famílias, depois amigos e enfim a sociedade em seu contexto, mas e quem nunca foi criado ouvindo um dito popular citado pelos seus avôs e avós?  Bom eu nasci e cresci ouvindo quase todos, são os nossos primeiros ensinamentos, entre uma “prosa” e outra, ouvimos um “em terra de cego quem tem olho é rei”, não minha filha não faça isso! tá parecendo uma “ Maria vai com as outras”, e o melhor vai falar com “fulaninho” não é? Tá parecendo que tem o “rabo preso”? ou um nossa do nada "cai de paraquedas".
É nesse clima que a exposição da artista Clarissa Torres não só aguça essa nossa curiosidade do descobrir, do adivinhar e percorre todas as nossas histórias de memórias, em que a cultura se transforma, e assim a inspiração da artista veio da obra do grande folclorista popular e potiguar Luiz da Câmara Cascudo em seu livro Coisas que o Povo Diz, em que aborda estas origens marcadas pela oralidade do povo.
Mas quem for conferir no Bardallos Comida E Arte a exposição Sobre Coisas que o povo diz, não vai apenas encontrar um belíssimo trabalho, vai encontrar um deleite ao lúdico, uma possibilidade de reviver histórias, brincar de adivinhar, resgatar as memórias do passado, do presente, e sem sombra de dúvidas, conferir uma exposição cheia de significados e coerências, um convite para encontrar amigos e “papiar” em que os personagens de Clarissa ganham forma e vida num espaço Bardallos que permite este desprender, num clima mais que agradável em que cada tela é um deleite de descobertas, de estimular a imaginação de confluências e sentido, harmonizando-se no prazer e apreciação artística do fantástico, em que cada personagem seu reinventado nos proporciona e que Clarissa soube tão bem nos apresentar.





Algumas fotos das obras só pra aumentar a curiosidade e você ir correndo conferir (Cortesia de Joseniz /Niz - "o cavaleiro das trevas e da Luz").
 


 
 


 
Então corre lá pra conferir, ainda dá tempo:
Onde: Bardallos Comida E Arte
 Rua Gonçalves Ledo, 678, Cidade Alta, Centro - Natal/RN , Até dia 30/08
 
Sobre o Livro:
Cascudo, Luís da Câmara. Coisas que o Povo Diz. Rio de janeiro, bloch, 1968. 1ª edição. 206p.
 
 
 

2 comments:

  1. Muito agradável aos olhos esta exposição....conferi e me deixei retornar a minha infância ..muito massa!!amei!!1

    ReplyDelete