"Creative Sunset"

"Creative Sunset"
Process creative 2017-2019

Saturday, January 8, 2011

Megamente (Megamind) divertido



Sabe aquela velha história entre o bem e o mal, onde temos um grande herói bonitão que salva a todos e um super vilão, tão mal e cruel que todos temem. Esqueça isso e assista Megamente (Megamind,Tom McGrath,2010)  a Dream works veio com tudo, e sem dúvida, é a animação do ano de 2010, nos mostra uma história de como as pessoas aparentemente não são aquilo que pensamos que são, de uma maneira leve, divertida e com um humor inteligente, cheio de sátiras do inicio ao fim, Com roteiro de Alan Schoolcraft e Brent Simons, Megamente parte de renomadas e adoradas histórias de super-heróis e claro uma trilha sonora que sabe conquistar os roqueiros de plantão, como eu.
A animação da Dream Works não fica devendo pra Disney até porque faz tempo que a Dream works vem merecendo destaque e despontando com seus ótimos lançamentos, principalmente, todas as sequências de Shrek.







 O que torna Megamente diferente é o rumo da história, aos pucos vamos nos identificando com o vilão, é isso mesmo, a essência humana de nossas naturezas em distinguir o que é ser mau e ser bom, vai nos dando direções de significados, por exemplo aquela filosofia chinesa do Yin-Yang, o princípio da dualidade que rege duas forças complementares, na perspectiva da filosofia tradicional chinesa, tudo que existe rege portanto o príncipio Yin(preto) e o Yang(branco), em que um dá origem ao outro. É isso que mais ou menos acontece no filme, essa atração entre o vilão e o herói, um não vive sem o outro, e é isso que Megamente o vilão (Will Ferrell) acaba compreendedo quando após tantas tentativas ele consegue o inimaginável, elininar seu adversário Metro Man (Brad Pitt/Thiago Lacerda) e assim dominar a cidade de Metro City, mas aí vem a grande sacada na história, o filme começa a ser contado pelo outro lado, pelo vilão, vemos seus pontos fracos. suas angústias e o mais interesante: o que fazer quando uma cidade não tem mais um herói, para o diretor do filme Tom McGrath (Madagascar 2; Madagascar), dada a escolha, ele sempre prefere o vilão. “Pessoalmente, adoro vilões”, diz: “Eu os adoro desde criança: Darth Vader, Capitão Gancho, eles eram muito fascinantes. São os que têm as personalidades, figurinos, gadgets e bordões mais interessantes. Os vilões são mais divertidos.”
Então como Megamente derrotou o Herói e sua vida se torna chata e intediante, por isso, ele tem a grande idéia de criar um herói que o chama de Titan, mas os heróis podem ser criados ou eles já nascem assim e isso é o que vai dar margem a muitas tiradas divertidas e com senso crítico sobre a sociedade  e todas as suas fragilidades.
Para todo esse clímax dois personagens roubam a cena o Criado (David Cross) um peixe e fiel escudeiro do vilão megamente que tem o nome de criado e de criado que não tem nada, pois ele tem um senso crítico maravilhoso, é dele uma das frases mais emblemáticas do filme: "Nós temos tudo e não temos nada..."  eu disse:"para tudo, o que é isso........ nossa!", esse questionamento do ser humano e que nos faz pensar mais uma vez o que as entrelinhas de alguns filmes nos reservam a uma psique freudiana absurda. 
A repórter Rosane Rocha (Tina Fey) charmosa, decidida, corajosa, é o ápice de uma mulher mais que resolvida e que tem que enfrentar o conflito de seus sentimentos  pelo nosso super vilão, é verdade que as mulheres preferem os caras maus... hum hum, não vou comentar essa parte, só sei que essa combinação dos dois gera algo surpreendente diante de nossos olhos.

O diretor Tom McGrath conclui: “No fim das contas, a trama é sobre redenção".
E digo mais, errar e acertar faz parte de nossas vidas e de como somos tranformados em determinadas situações, Megamente mais do que isso prova que podemos sim, ser diferentes e mais que isso, sermos melhores, sempre para o bem, é claro.
Agora só pra terminar, o que é aquela trilha sonora dos anos 80, gente é de arrepiar, temos:
Crazy Train - Ozzy Osbourne
Highway To Hell - AC/DC
Back In Black - AC/DC
Welcome To The Jungle - Guns N' Roses
Bad Of The Bone - George Thorogood
Bad - Michael Jackson

No comments:

Post a Comment