Por essa frase :
"Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com uma administração profissional. Bastaria um período assim, acompanhado da verdadeira liberdade empresarial, para que o país se tornasse realmente próspero." ( Margaret Thatcher.Veja, março, 1994, ed.1330)
por Curiosidade é o que move a maioria das pessoas, e é o que me instiga também, e pela escolha forte, respeitável e que daria conta do recado para viver esse ícone político mundial que foi a atriz Meryl Streep, que além de ganhar o Globo de Ouro 2012 de Melhor Atriz (Drama) é uma forte candidata a levar o oscar 2012 no dia 26 de fevereiro, é também minha favorita, sem dúvida, então assisti ao filme (The Iron Lady,Phyllida Lloyd, 2011) de Margaret Thatcher intitulado de A dama de ferro aqui no Brasil, sem muita pretensão, mas por querer saber mais sobre a vida, carreira de uma das mais poderosas mulheres que o mundo já conheceu, algo que só tinha visto em livros, algumas entrevistas é percebido de forma impecável no filme, não posso negar, como disse no início, é curioso ver através da ótica fílmica como uma senhora de saúde frágil, com tantos medos e aflições, foi tão poderosa, vivaz e a seu modo forte, impositor conseguiu governar o Reino Unido, com tanta sagacidade, e mesmo após ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, de sua dura oposição aos sindicatos e de sua forte crítica à União Soviética, foi apelidada de "Dama de Ferro", um título tão forte que não poderia ser outro para o filme. Vale lembrar que o mesmo título , recentemente, o jornal britânico “Financial Times” usou para falar da nossa presidente Dilma Rouseff ao questionar se ela seria capaz de ter pulso firme para fazer as reformas das quais nosso país precisa para deslanchar, foi lembrando disso que no início desse post comecei com aquela frase de Margaret sobre o Brasil em 1994, na revista veja, bem apropriado, mas isso é outra história.
Não é de surprender que esse filme fique para a história das biografias, mesmo sem querer esse rótulo e que ele leve todos os prêmios que puder, ele foi feito pra isso e muito bem feito a priori.
Considero a atriz Meryl Streep, uma escolha apropriada para o papel, até pelo merchandising e veracidade que esse papel exigia e ela fez maestralmente, vi muitos comentários do tipo, "ela copiou a Margaret", bom eu digo que até pra copiar precisa de talento e ser ator com gabarito pra isso, e Meryl Streep o tem e assim o fez.
O filme é uma aula de história com emoção, por mais de dez anos o Reino Unido teve a Primeira-Ministra Britânica (1979-1990) e vemos uma série de importantes decisões em suas mãos. Como a que foi feita durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Os flashbacks, nos fazem ver as ações da Dama de Ferro, durante os 17 dias que precederam o conflito.
Sou admiradora do trabalho político que a Margaret Tathcher o Thatcherismo conseguiu até pela suas origens e ser a primeira e única mulher a ocupar um cargo na Inglaterra, até então só ocupado por homens, a política era a última profissão que uma mulher não conquistara, acho que esse direito foi mais do que conquistado, foi adquirido, o tempo demonstrou que a competência se tem, posso não concordar com alguns dos métodos utilizados pela então primeira ministra na época, mas historicamente, foi mais do que comprovado que ela tinha caráter, ideologias para assim fazê-los e o fez, o filme não vai muito fundo em suas idéias políticas, mas descobre-se a humanidade. Quem se interessar por curiosidade assim assisti-lo verá algo forte e necessário para a política de qualquer país mesmo com tantas críticas e dualidades, com o filme, o mundo pode tirar suas próprias conclusões de seu legado e que venha a diversão.
"Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é."
Margareth Thatcher"Vale a pena conhecer o inimigo... entre outras coisas pela possibilidade de que algum dia ele se converta num amigo."
Margaret Thatcher"Quando se concede à mulher a igualdade com o homem, ela torna-se superior a ele."
Margaret Thatcher
E a minha preferida:
"Quando você quiser que algo seja dito, peça a um homem; quando quiser que algo seja feito, peça a uma mulher."
Margaret Thatcher
No comments:
Post a Comment